Os Primeiros Passos do Cristão - Parte 3
- Pr. ROBSON LUÍS
- 11 de fev. de 2024
- 3 min de leitura
Atualizado: 7 de ago. de 2024
3 - Conhecendo a Bíblia
Se desejamos conhecer a plenitude da graça, da vida e do poder de Deus em nossa vida diária, só há um meio. Precisamos “conhecer o amor de Cristo, que excede todo entendimento”, lembrando que o amor de Cristo no evangelho não é apenas o convite para nos tornarmos parte da família de Deus, mas também o alicerce de nossa experiência com Sua pessoa.
Somente a meditação constante sobre o amor de Cristo nos tornará desejosos de estar com Ele. Sem isso, teremos medo de nos aproximar demais dele e, mesmo procurando servi-Lo, jamais teremos verdadeira intimidade.
Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra. 2 Timóteo 3:16-17
Conseguir ter intimidade com Deus pode ser um divisor de águas na vida daqueles que decidiram segui-Lo. As frustrações, desesperos e demais dúvidas sobre a existência da vida deixam de fazer parte do cotidiano e, em vez disso, surgem sentimentos de propósito e de calmaria que transformam atitudes e comportamentos. Neste capítulo vamos falar de duas atitudes que nos levam à ter intimidade com Deus.
3.1 - Dúvidas sobre a Bíblia
O que é a Bíblia? A Bíblia é a palavra de Deus, inspirada, inerrante e infalível.
O que significa o termo “Bíblia”? O termo “bíblia” vem do grego e significa “livros” ou “coleção de livros”.
O que significa inspirada, inerrante e infalível? Inspirada significa que os autores sagrados foram inspirados pelo Espírito Santo para escrever. Toda a Bíblia é inspirada pelo Espírito Santo. Inerrante significa que a Bíblia não possui erro algum. Infalível significa que a Bíblia jamais falhará.
Quem escreveu a Bíblia? A Bíblia tem cerca de 40 escritores. Todos escreveram com a inspiração do Espírito Santo. Assim, diz-se que a Bíblia é um livro de dupla autoria, o homem e o Espírito Santo.
Muitos autores bíblicos seguem desconhecidos, como é o caso do autor da Carta aos Hebreus. Há ainda, divergências quanto a autoria de muitos livros, como é o caso do livro de Josué e o livro de Juízes, entre outros. Porém, ainda que não se tenha certeza quanto a autoria humana, a autoria divina – inspiração divina - é indiscutível.
Alguns autores conhecidos do Antigo Testamento são: Moisés, Esdras, Davi, Salomão, Asafe, Isaías, Jeremias, Ezequiel, Daniel, Oseias, Joel, Amós, Obadias, Miqueias, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.
Os autores conhecidos do Novo Testamento são: Mateus, Marcos, Lucas, João, Paulo, Pedro, Tiago e Judas.
Qual é o tema central da Bíblia? O tema central da Bíblia é a vida e a obra redentora de Jesus Cristo.
Em qual idioma a Bíblia foi escrita? O antigo testamento foi escrito em hebraico, já o novo testamento em grego.
Como a Bíblia está dividida? A Bíblia está dividida em duas partes: Antigo Testamento e Novo Testamento.
Quantos livros tem a Bíblia? A Bíblia tem sessenta e seis livros. O Antigo Testamento, que foi escrito antes da vinda de Jesus Cristo e contém 39 livros, e o Novo Testamento, que foi escrito depois da vinda de Jesus Cristo e contém 27 livros totalizando assim, sessenta e seis livros. Os livros são divididos em capítulos, e estes em versículos numerados.
3.2 - Como ler a Bíblia
1. Leia na expectativa de que Deus lhe fale ao coração. Ore pedindo que Deus o ajude a entender o que lê. O salmista Davi orou assim: "Desvenda os meus olhos, para que eu contemple as maravilhas da tua lei." (Salmo 119.18.)
2. Leia fazendo perguntas. O que Deus quer de mim neste trecho? O que é que esta passagem revela sobre Deus, sobre Jesus, sobre mim e sobre a vontade dele? Há aqui alguma ordem para eu obedecer? Alguma promessa da qual deva me apropriar? Como as verdades deste texto podem ser aplicadas à minha vida?
3. Leia várias vezes. Para entender bem uma passagem, nada melhor que a repetição. A Bíblia é um livro que deve ser consultado com frequência.
4. Leia meditando. E melhor uma pequena passagem lida, entendida e aplicada, do que as muitas verdades de um texto longo, vistas superficialmente. (Salmo 1)
5. Leia com disposição de praticar a palavra. "Tomai-vos, pois, praticantes da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos." (Tiago 1.22)
6. Memorize versículos e referências. "Ponde, pois, estas minhas palavras no vosso coração e na vossa alma." (Deuteronômio 11.18.)
Deus te abençoe, guarde e proteja.
Nos encontramos no próximo capítulo.
Fique com Deus!
Do seu irmão em Cristo,
Robson Luís
O Cristão e a Graça
Você gostou deste estudo? Este estudo está ajudando você?
Deixe seus comentários logo abaixo. Ah! Compartilhe aqui 👇 nos botões das Redes Sociais para que mais pessoas sejam ajudadas.
Comentários