top of page

Os Primeiros Passos do Cristão - Parte 6

Atualizado: 7 de ago. de 2024

6 - Fazendo Discípulos

Mas, o que significa fazer discípulos? Seria trazer pessoas já decididas por Jesus para um culto ou programação da igreja? Seria inserir alguém nalgum curso de preparação para batismo? É só evangelização?


Fazer discípulos é um imperativo de Jesus para todos os seus seguidores (Mt 28.19).



"Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as cousas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até a consumação do século." (Mateus 28.18-20.)

Jesus nunca estabeleceu um ponto de corte entre evangelização e discipulado. Aliás, quem foi que disse que o discipulado só acontece a partir da conversão? Quem falou que ele cessa após a “decisão ao lado de Cristo”, seguida da profissão de fé pelo batismo?


Parece que os cristãos de hoje tomam por certo que, ao mencionar a palavra discípulos, o Senhor estava se referindo a decididos ou convertidos e não a aprendizes ou seguidores.


Aprendizes ou seguidores, este era o significado de discípulos para Jesus naquele contexto. No caso dos apóstolos, a Grande Comissão entrou na mente e no coração deles de forma simples e clara: “Viram o que eu fiz com vocês nesses últimos anos? Vão e repliquem com outras pessoas.”


Então a ideia de fazer discípulos é muito simples. É falar o que Jesus tem feito na sua vida, mostrar com atitudes e exemplo de vida o que Jesus pode fazer na vida das pessoas que te rodeiam.


6.1 - Pratique o IDE e dê o seu Testemunho


Agora que tem uma experiência com Cristo, seus colegas devem notar uma diferença em você. É provável que fiquem observando por algum tempo, para ver se você vai permanecer firme, mas não demora vão querer uma explicação. Você precisa mostrar-lhes, pelo exemplo de sua vida e pelo testemunho verbal, o que Cristo significa para você.


Conte aos conhecidos o que aconteceu na sua vida. A sua palavra ajudará a consolidar a sua posição.

"Se com a tua boca confessares a Jesus Cristo como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo." (Romanos 10.9.)

Seu testemunho poderá ser usado por Deus para ganhar outros. Não se preocupe pela falta de conhecimento bíblico agora. O importante é dizer o que aconteceu a você.


Peça a Deus a plenitude do Espírito Santo. Jesus disse:

"Recebereis poder ao descer sobre vós o Espírito Santo e sereis minhas testemunhas". (Atos 1:8)

Todos os verdadeiros cristãos tem o Espírito Santo vivendo neles, mas precisam estar sempre cheios e controlados por esse Espírito. Ele o guiará quanto ao que dizer e com quem falar. E ele poderá dar-lhe a coragem necessária para começar. "Enchei-vos do Espírito." (Efésios 5.18.)


Decore alguns versículos bíblicos para reforçar o testemunho.


"Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o perdido." (Lucas 19.10.)


"Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça,

mas tenha a vida eterna." (João 3.16.)


"Ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento." (2

Pedro 3.9.)


"Pois todos pecaram e carecem da glória de Deus." (Romanos 3.23.)


"Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco, pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores."

(Romanos 5.8.)


"Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor"

(Romanos 6.23.)


"Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e cearei com ele e ele comigo." (Apocalipse 3.20.)


Testifique para sua família. 

"Crê no Senhor Jesus, e serás salvo, tu e tua casa." (Atos 16.31.)

Deus deseja usar você para alcançar os membros de sua família: pai, mãe, irmãos, irmãs, filhos e outros parentes. E bom reconhecer que, às vezes, essas são as pessoas mais difíceis de alcançar. Você precisará de muita paciência e de sabedoria. Eis algumas sugestões:


· Participe normalmente da vida do lar.


· Seja honesto, sincero, admitindo sua falha quando errar.


· Evite forçar, discutir, pressionar.


· Continue orando e confiando nas promessas de Deus.


· Não desista! Deus é fiel.


Evangelize através da literatura evangélica. Naturalmente, você vai querer levar o evangelho ao conhecimento do maior número de pessoas possível. Quando não houver oportunidade de falar com a pessoa, deixe com ela um folheto, e mesmo quando testificar verbalmente, reforce sua palavra com uma mensagem escrita: um livro, um folheto ou uma revista cristã.


Convide as pessoas a visitar sua igreja ou grupo de oração. Leve-as a ouvir a Palavra de Deus, elas vão sentir o impacto do Espírito Santo e o amor de um grupo de apoio.

"De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus." (Romanos 10.17)

Para ser um verdadeiro discípulo, você deve fazer outros discípulos.


Chegamos ao final do nosso estudo, espero ter contribuído de alguma forma para o seu crescimento espiritual. Que Deus te abençoe nesta nova caminhada, e se precisar conte com a nossa ajuda.


Deus te abençoe, guarde e proteja.

Nos encontramos no próximo capítulo.

Fique com Deus!


Do seu irmão em Cristo,


Robson Luís

O Cristão e a Graça 

 

Você gostou deste estudo? Este estudo está ajudando você? 

Deixe seus comentários logo abaixo. Ah! Compartilhe aqui 👇 nos botões das Redes Sociais para que mais pessoas sejam ajudadas.

O Cristão e a Graça

Comments


bottom of page