top of page

Os Primeiros Passos do Cristão - Parte 5

Atualizado: 7 de ago. de 2024

5 - O Que e Quem é a Igreja

A Igreja é a união de todos aqueles que foram chamados por Deus, os quais, pela ação do Espírito Santo, creem que Jesus Cristo é o Filho Unigênito de Deus enviado ao mundo para redimi-los de seus pecados. É por isso que a Igreja é definida como sendo o corpo de Cristo (Efésios 1:22,23).



A palavra “Igreja” traduz o latim ecclesia, que por sua vez vem do grego ekklesia, que basicamente significa “assembleia pública”, ou algo como “reunião dos que foram chamados”. É comum escutar que Igreja significa “chamados para fora”. Isso acontece porque o termo grego original é formado por uma combinação de duas palavras que significam “chamar” e “fora”.


De fato teologicamente essa é uma verdade absoluta com relação à Igreja, no sentido de que os membros do corpo de Cristo foram chamados para viverem fora do padrão pecaminoso do mundo. Porém não é exatamente nesse sentido que a palavra “Igreja” é empregada na Bíblia.


No Antigo Testamento, os autores bíblicos utilizaram o hebraico qahal, que significa “multidão humana reunida”, para designar a assembleia do povo de Deus (Deuteronômio 10:4; 23:2,3; 31:30; Salmos 22:23).


Os escritores neotestamentários empregaram o grego ekklesia no sentido de “reunião de pessoas”, “ajuntamento” ou “assembleia”. Ekklesia designa a Igreja Cristã, tanto no sentido de sua pluralidade nas comunidades locais (Romanos 16:16; 1 Coríntios 4:17; 7:17; 14:33; Colossenses 4:15) quanto em seu aspecto universal, destacando sua unidade, ou seja, só há uma única Igreja (Atos 20:28; 1 Coríntios 12:28; 15:9; Efésios 1:22).


5.1 - A Igreja local

Um dos grandes privilégios que temos como filhos de Deus é o de pertencer à sua igreja. Todo crente é automaticamente membro da igreja de Cristo, e deve também tornar-se membro de uma igreja de sua localidade. Que é que precisamos saber sobre isso?


1.  A Igreja é a família de Deus, sendo constituída de milhões de crentes espalhados por todo o mundo. "Sois da família de Deus." (Efésios 2.19.) E ali que podemos nos sentir à vontade, falar de nossas alegrias e tristezas, atender às necessidades uns dos outros, cuidar uns dos outros, e levar nossas cargas mútuas. E maravilhoso fizer parte da família de Deus, e ter essa vivência de comunhão, em amor, com os irmãos em Cristo.


2.  A Igreja é o corpo de Cristo. (Efésios 1.23.) Jesus subiu ao céu mas deixou sua Igreja na terra, para sermos testemunhas dele e concluirmos sua obra. E seu anseio que todos os movimentos desse corpo sejam coordenados segundo o plano que ele traçou para cada um de seus membros. "Mas Deus dispôs os membros, colocando cada um deles no corpo, como lhe aprouve." (1 Coríntios 12.18.) "Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas." (Efésios 2.10.) Cada membro tem sua função definida, e todas elas são importantes.

Deus nos criou a todos de forma a podermos realizar cada um a sua parte. Ninguém precisa querer imitar outrem. Ele nos dá talentos pelos quais executaremos com eficiência nossa tarefa, e nos coloca no lugar certo para isso.


3.  A Igreja é edifício de Deus. "Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo Cristo Jesus, a pedra angular; no qual todo edifício bem ajustado, cresce para santuário dedicado ao Senhor, no qual também vós juntamente estais sendo edificados para habitação de Deus no Espírito." (Efésios 2.20-22.) O edifício não é a casa onde as pessoas se reúnem; Jesus disse que "onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome,  ali estou no meio deles" (Mateus 18.20). Deus se revela através de seu povo.


4.  A Igreja é a noiva de Cristo. "Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra, para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa sem mácula, nem ruga, nem cousa semelhante, porém santa e sem defeito." (Efésios 5.25-27.) A Igreja não é perfeita, mas Jesus a ama muito e está operando no sentido de aperfeiçoá-la. Assim como uma noiva se conserva pura e se guarda para o seu noivo, assim também a Igreja é constituída daqueles que abandonam outros deuses e se guardam apenas para Deus.


5.  A Igreja é o porta-voz de Deus, que proclama sua mensagem por todo o mundo. "Para que, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus se torne conhecida agora dos principados e potestades nos lugares celestiais". (Efésios 3.10.) Deus colocou a igreja no mundo para que ela proclamasse salvação aos perdidos e fortalecesse espiritualmente os salvos.


6.  A Igreja é o campo de treinamento onde os homens se preparam para oministério cristão.

"E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres, com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para

o desempenho do seu serviço.., até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo." (Efésios 4.11-13.) E o lugar certo para aprendermos a servir a Deus da maneira como ele quer.


7.  A Igreja é o exército de Deus para atacar as fortalezas de Satanás. "Sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela." (Mateus 16.18.) Jesus concedeu autoridade à Igreja para que ela atue no lugar dele, e em seu nome.


8.  O próprio Jesus é o cabeça da Igreja. Ele envia impulsos e mensagens a todos os pontos do corpo. "E pôs todas as cousas debaixo dos seus (de Cristo) pés e, para ser o cabeça sobre todas as causas, o deu à igreja." (Efésios 1.22.)



9.   A Igreja se reúne em agrupamentos nas localidades, onde o povo de Deus se ajunta para adorar a Deus, proclamar sua mensagem, para orar, estudar a Palavra, ser vir ao Senhor e manter comunhão uns com os outros. Esses grupos devem ter governo próprio, devem reproduzir- se para si próprios, e se sustentar com seus próprios recursos. Se não o fazem, devem esforçar-se nesse sentido. A Igreja individual pode ou não fazer parte de uma denominação ou associação de igrejas. Todo crente deve ser membro de uma igreja fiel aos ensinamentos da Bíblia e ao objetivo de cumprir o seu papel no reino de Deus. "E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações." (Atos 2.42.)


5.2 - Como se unir a uma Igreja

Cada igreja individual possui sua própria estrutura de organização.


De um modo geral, porém, qualquer pessoa que seja realmente convertida e se submeta ao batismo, pode ser membro de uma Igreja. Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado..." (Atos 2.38.) Se você deseja unir-se a uma igreja, converse com o pastor, e ele lhe dirá como deve proceder.


E depois de nos tornar membros... Devemos assistir aos cultos assiduamente. Alegrei-me quando me disseram: Vamos à casa do Senhor." (Salmo 122.1.) "Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns." (Hebreus 10.25.)


Devemos oferecer nossos serviços. A igreja não é um lugar para se sentar e descansar, mas para servir a Deus, com os talentos que ele nos concedeu. Devemos contribuir financeiramente para a obra de Deus, por intermédio da igreja.


A igreja depende das contribuições dos fiéis para a sua manutenção. Além disso, Deus promete bênçãos espirituais e materiais para aqueles que demonstram seu amor e dedicação por ele, dando contribuições para sua obra.


Assim como Jesus amou e ama Sua Igreja, vamos nós amá-la também, e trabalhar para que se realize todo o plano que Deus tem para ela.





Deus te abençoe, guarde e proteja.

Nos encontramos no próximo capítulo.

Fique com Deus!


Do seu irmão em Cristo,


Robson Luís

O Cristão e a Graça 


 

Você gostou deste estudo? Este estudo está ajudando você? 

Deixe seus comentários logo abaixo. Ah! Compartilhe aqui 👇 nos botões das Redes Sociais para que mais pessoas sejam ajudadas.

O Cristão e a Graça

Comments


bottom of page